Presidente Kennedy preserva mangue às margens do Rio Itabapoana



Classificado como um ecossistema de transição entre os ambientes terrestre e marinho, o manguezal é cenário de grande variedade biológica por conta de sua peculiaridade. Para preservar essa riqueza, a Prefeitura de Presidente Kennedy cuida permanentemente dos mangues do município e nesta quinta-feira(09) realizou uma limpeza no mangue de Praia das Neves, às margens do Rio Itabapoana.

Na ação de limpeza foram encontradas garrafas, sacos plásticos, papéis, garrafas de vidro e até pneus. Lixo que dentro do mangue deixam o ecossistema comprometido.

A limpeza do local foi coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) que fiscaliza a área e irá iniciar um projeto educacional onde alunos da rede municipal de ensino poderão visitar e aprender mais no mangue.

A ideia é que o mangue se torne uma sala de aula ao ar livre, desenvolvendo a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas públicas municipais. Além disso, é uma forma ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem.

No local uma trilha será construída para que também os aventureiros possam visitar e conhecer o mangue de Praia das Neves.

Todo o lixo recolhido foi entregue na Associação de Catadores de Material Reciclável de Presidente Kennedy que irá separar e reciclar o material.