Praia de Marobá recebe Duchas Ecológicas

A praia de Marobá, em Presidente Kennedy, começou a receber a instalação de Duchas Ecológicas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, já neste final de semana, poderá ser utilizada pelos banhistas.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Maycon Valpasso, a intenção é criar mecanismos sustentáveis de levar serviços para os turistas e população. “Essa ducha funciona assim: um sistema capta água no lençol freático da praia. Essa água passa por um processo simples de dessalinização, acionado manualmente por uma bomba. Em seguida, a água vai para o chuveiro e o banhista pode ‘tirar o sal’ e a areia”, explicou o secretário.

Ao todo, são quatro duchas instaladas. Elas já foram testadas e estão em funcionamento. “Na Praia das Neves não foi possível por conta da profundidade do lençol freático. O sistema não conseguiu fazer a captação de água. Mas estamos felizes porque conseguimos mais essa iniciativa inédita e que vai ao encontro das políticas públicas sustentáveis adotadas pelo governo da prefeita Amanda”, acrescentou Maycon.

Esse é um projeto piloto e, ainda segundo o secretário de Meio Ambiente, se a inciativa funcionar em sua plenitude, atendendo bem os banhistas, a prefeitura irá comprar em maior quantidade e viabilizar a instalação em Praia das Neves.