A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), realizou na tarde da última segunda-feira (20) o encontro “Enfrentamento ao Racismo e à Discriminação por Orientação Sexual e Identidade de Gênero no Ambiente Escolar”.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e reuniu professores, gestores e servidores da rede municipal de ensino para uma tarde de diálogo e reflexão sobre práticas que promovam o respeito, a diversidade e os direitos humanos nas escolas.
Durante a programação, foram conduzidas palestras com representantes do Ministério Público do Espírito Santo, entre eles a procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, os promotores de Justiça Gusthavo Ribeiro Bacellar, Gustavo Michelsem Monteiro de Barros e Franklin Gustavo Botelho Pereira, além das servidoras Alice Emília da Silveira e Katia Cristini Kaiser, e da coordenadora do Projeto Descolonize, Maria Gabriela Verediano Balardino.
Os participantes destacaram a importância de espaços como esse para fortalecer o compromisso das instituições públicas com uma educação inclusiva e antidiscriminatória. “A escola é um espaço de formação de valores e cidadania. Combater o preconceito é também educar para o respeito”, destacou a procuradora Catarina Gazele durante sua fala.
A secretária municipal de Educação, Fátima Agrizzi, reforçou que a parceria com o Ministério Público amplia o alcance das ações de conscientização nas escolas. “Precisamos garantir que cada aluno se sinta acolhido e respeitado, independentemente de sua cor, gênero ou identidade. Essa é uma missão contínua da nossa rede”, afirmou.
O encontro integra as ações formativas da Secretaria Municipal de Educação voltadas à valorização da diversidade e à promoção de uma cultura de paz nas escolas kennedenses. Os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificado emitido pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo.
A iniciativa reafirma o compromisso do município com uma educação pública mais humana, plural e livre de discriminação, contribuindo para a construção de um ambiente escolar cada vez mais acolhedor e igualitário.