Data de Publicação: 12/06/2025 às 14:37:00

Fonte das Informações: CCI - Coordenadoria de Comunicação Institucional

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Agência de Treinamentos e do Programa de Inclusão Produtiva, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES), promoveu a realização dos cursos de Informática Básica e Avançada para os moradores do município.

As capacitações aconteceram em duas etapas: nos dias 14 e 15 de maio, e de 02 a 06 de junho, com o objetivo de proporcionar o acesso ao conhecimento tecnológico e ampliar as oportunidades de qualificação profissional para a população.

Durante as aulas, os participantes puderam aprender desde os conceitos iniciais até práticas mais avançadas no uso do computador, navegação na internet, pacote Office, entre outros conteúdos essenciais para o mercado de trabalho atual.

A iniciativa faz parte das ações contínuas da Prefeitura para fomentar a inclusão digital e fortalecer a empregabilidade no município, especialmente por meio da oferta gratuita de cursos de qualidade.

Devido ao grande sucesso das turmas e à expressiva participação da comunidade, novas edições dos cursos já estão sendo planejadas e serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Prefeitura.

Origem das informações: https://presidentekennedy.es.gov.br/secretarias/Secretaria Municipal de Assistência Social

Notícias Relacionadas:


foto noticia

01/08/2025

Curso de Tranças Nagô fortalece geração de renda em Presidente Kennedy

No dia 30 de julho, a Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou mais uma importante ação voltada para o fortalecimento da autonomia financeira da população. Em parceria com o Instituto Embelleze de Cachoeiro de Itapemirim e com apoio da Agência de Treinamentos, foi promovido o curso de Tranças Nagô, que reuniu mulheres interessadas em desenvolver habilidades na área da beleza como alternativa de geração de renda.

Durante a capacitação, as participantes aprenderam não apenas a técnica da trança nagô — que exige precisão, criatividade e sensibilidade cultural — mas também conheceram um pouco mais sobre a história e ancestralidade das tranças, reconhecendo seu valor simbólico e identidade social.

A atividade integra o Programa de Inclusão Produtiva Mais Caminhos, que tem como objetivo principal ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da qualificação e do estímulo ao empreendedorismo, especialmente entre mulheres, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A secretária municipal de Assistência Social destacou a importância de ações como essa para o empoderamento feminino: “Ao oferecer cursos práticos e com retorno financeiro rápido, damos às participantes ferramentas reais para que conquistem sua independência econômica e fortaleçam a autoestima”, afirmou.

Ao final do curso, as cursistas receberam certificado de participação e relataram a experiência como um divisor de águas em suas trajetórias pessoais e profissionais.

A Prefeitura reforça seu compromisso com políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social, seguindo firme no propósito de ampliar horizontes e transformar vidas.