Todas Notícias


Diversos

Prefeitura doa cana a pecuaristas em situação de emergência

31/12/1969

Pequenos pecuaristas de Presidente Kennedy estão recebendo gratuitamente, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, cana-de-açúcar para ajudar na alimentação do gado, que vinha sofrendo de fome devido à infestação de lagartas que destruiu os pastos da região.


Desde que o município decretou situação de emergência, dia 17 do último mês, os pecuaristas aguardavam por uma medida que amenizasse os prejuízos causados pela praga. Há uma semana, a Secretaria de Agricultura iniciou a distribuição da cana, que está sendo comprada de produtores do próprio município.


Segundo o secretário de Agricultura, Josélio Altoé, a medida poderá durar até seis meses. “Nesta primeira fase fizemos uma previsão de três meses, mas esse prazo poderá ser prorrogado por igual período, caso seja necessário”, disse Josélio.

O secretario informou, ainda, que o trabalho de distribuição da cana é realizado em parceria com a Secretaria de Obras, uma vez que existe necessidade de mais veículos para o transporte. “Temos, hoje, oito caminhões trabalhando no carregamento e entrega das canas, sendo que três são da Agricultura e cinco pertencem a Obras. Estamos distribuindo uma média de quatro a oito toneladas, por viagem”, explicou.


De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, 115 pecuaristas já foram atendidos pelo menos uma vez e, até o momento, 207 solicitaram o benefício. O critério para atendimento está baseado no rebanho oficial cadastrado no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). Cada proprietário recebe o equivalente a 20 kg de cana por animal/dia.

 

              
 

Para o pecuarista Eli Ornelas a participação do poder público foi fundamental para a redução das perdas. “A ajuda da prefeitura chegou na hora certa. Tenho 25 cabeças de gado e não sabia mais o que fazer. Cheguei a pensar que o gado morreria de fome porque a lagarta acabou com o pasto. Com essa cana, que recebi hoje, tenho ração para mais uns 15 dias”, afima.  


Outro proprietário, Romildo Francisco dos Santos, também esperava pela ajuda da prefeitura. “O gado estava morrendo de fome. A produção de leite foi muito reduzida porque sem pasto, sem comida, o gado emagrece e até morre. A ação da prefeitura está revertendo o quadro. Tenho certeza que agora vai melhorar”, desabafa.


Presidente Kennedy é o maior produtor de leite do estado. Com a infestação de lagartas que destruiu os pastos da região, o município viu a produção de leite, que era de 1,5 milhão de litros por mês, cair para 800 mil. Um prejuízo calculado de mais de R$ 1 milhão.

Diversos

História:

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 08:00hs às 17:00hs

Telefone:

Fixo: (28) 3535-1900 / (28) 3535-1614

E-mail:

ouvidoria@presidentekennedy.es.gov.br

radar da transparência Painel de Controle TCES

Endereço / Ouvidoria:

Rua Átila Vivaqua, Nº 79 - Centro, Presidente Kennedy - ES, CEP: 29350-000

Todos Direitos Reservados ©: 2024

A.P.I Soluções

A.P.I Soluções