Todas Notícias


Diversos

Estudante kennedense participa de Fórum Internacional com ferramenta de busca alternativa

31/12/1969

 

Um dos 574 estudantes contemplados com bolsa de estudos do Programa de Desenvolvimento da Educação de Presidente Kennedy – Prodes PK- já está colhendo os louros de sua dedicação aos estudos.

O kennedense Saymon Pires da Silva, que cursa Sistemas de Informação no Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro, participará do 16.º Fórum internacional de Software Livre em Porto Alegre, entre os dias 08 e 11 de julho.

Apesar do sucesso, dá um conselho aos que     pretendem  aproveitar a oportunidade e fazer um curso superior: “Não façam nada apenas para ganhar dinheiro, faça apenas o que você gosta.  Se for ingressar em uma curso Superior pensando no que se pode ganhar após o Curso, dificilmente você ira alcançar o que pretende”.

E vai além: diz que a escolha entre fazer o que gosta e o que dá dinheiro é que define o grau de dificuldade para cursar a faculdade. “E acredite a Universidade não é difícil se você escolher o que gosta”.

Saymon já antecipa o futuro e acredita que dificilmente conseguirá trabalhar dentro do município, apesar de todo o carinho que tem por Presidente Kennedy. “Ainda assim escolhi algo que sempre gostei, e diferente de esperar um fruto ao término do curso, eu já o venho colhendo desde já”.

Projeto Ousado

Saymon apresentará um projeto ousado, o IsKrillex,  no dia 11. O produto é idealizado e desenvolvido com a finalidade de dar ao usuário da internet um meio de busca por download alternativo aos comumente utilizados, quando, em sua maioria devem-se fazer cadastros, efetuar confirmações de e-mail ou instalar um programa para a obtenção de seu busca.

Uma conquista e tanto para esse jovem que soube aproveitar muito bem a  oportunidade que recebeu, uma vez que, conforme admitiu, não teria condições de arcar com os custos e sabe que teria dificuldades em obter trabalho na área de TI e Desenvolvimento na região.

Ele está satisfeito com a manutenção das bolsas, com uma forte ampliação na atual gestão. “Apesar da ferramenta ser mais antiga do que minha inscrição na faculdade, foi com o apoio dado pela Prefeitura e pela Universidade que foi possível adquirir conhecimento e Networking  suficiente para dar o devido crescimento e desenvolvimento da #Iskrillex”

Segundo ele, cursar uma faculdade abriu para ele a perspectiva de ser, antes de ter, e que a ferramenta IsKrillex é um dos projetos pensados por ele e um amigo do curso.

“ Um player de musica inteligente também está em fase de estudos,  seu nome é LikeMusic, temos também o IsKema, que é uma versão da IsKrillex no Facebook, está em questão só a possibilidade de busca por áudio (mp3, flac, .. ).

 Um desafio para os estudantes é encontrar financiadores ou ajuda no desenvolvimento, já que o código é aberto. “Nossos Próximos passos dependem exclusivamente que estes fatores econômicos e de pessoal sejam  sanados. Eventos como esse Fórum são um dos carros-motor  deste projeto, dada sua importância no cenário internacional de software”.